Top Five Perigos da nuvem de hospedagem você deve saber

(A Notícia Hosting) – A computação em nuvem é uma tendência crescente entre as pequenas empresas em todo o mundo, e é comumente visto como uma panacéia universal para todas as necessidades de compartilhamento de dados. Cerca de 50% dos negócios online atualmente utilizam alguma forma de cloud solução de hospedagem, e isso tende a aumentar nos próximos anos.

A popularidade crescente de este método de compartilhamento de dados é nenhuma surpresa, considerando-se a vasta gama de possibilidades oferecidas pela nuvem de hospedagem. Por exemplo, muitas empresas usam os serviços de nuvem de hospedagem gratuita, como Dropbox como uma forma barata e eficaz de fazer o backup dos arquivos em seus computadores. Outros, como o Google Docs fornecer um meio útil de compartilhamento de arquivos em tempo real com os clientes, ou com os colegas durante as reuniões virtuais. Muitas organizações também utilizam nuvem de hospedagem como um meio de divulgação de conteúdo compartilhado, material de marketing, e fotografias.

O conceito de nuvem de hospedagem é enganosamente simples, embora as possibilidades abertas por esses serviços são aparentemente ilimitada. Em essência, uma solução de hospedagem em nuvem não é nada mais do que dados hospedados em um servidor remoto, que é então transmitido através da internet. Isso por si só deve levantar questões na mente de qualquer um a pensar pedir um pacote de hospedagem em nuvem.

Não há maneira de contornar o fato de que as empresas estão confiando seus próprios dados, e muitas vezes as de seus clientes, a um terceiro fornecedor. Assim, há várias questões de segurança que você deve considerar antes de escolher a melhor solução para você e sua empresa.

1. Transferência de Dados inseguro
Cada pedaço de dados que você upload para o servidor de um provedor de nuvem de hospedagem tem que viajar através da Internet, a fim de chegar lá. Seus dados são, portanto, apenas tão seguro como a conexão à internet que você usa. É um erro fácil de assumir que a sua dados transferidos é automaticamente seguro. Você só deve se conectar ao seu provedor de nuvem de hospedagem com uma URL segura prefaciado por “https”. Além disso, é uma boa precaução para criptografar informações confidenciais – como detalhes de contato do cliente, antes de movê-lo para o anfitrião.

2. API do provedor de hospedagem não é seguro.
Uma das questões de segurança máxima relacionados com a computação em nuvem é uma interface suficientemente forte – ou API. Você deve estar ciente de API do seu provedor, e escolher um serviço com uma interface robusta. A API fraco ou ineficaz expõe seus dados a fugas, e poderia levar seus clientes para questionar sua integridade e responsabilidade ao lidar com as suas informações.

3. Armazenamento de dados inseguro
Uma nuvem provedor de hospedagem é apenas tão bom quanto a segurança de seu próprio servidor! É da responsabilidade do provedor de efetivamente criptografar seus dados enquanto ele está hospedado em seu sistema, e depois ser capaz de transmiti-lo de volta para você sob demanda em um estado seguro. Esta consideração é a verificação de trabalho antes de assumir um contrato de nuvem de hospedagem e provedores que oferecem fortes garantias de integridade de dados devem ser preferidos sobre aqueles que não o fazem, ou que apenas dar garantias vagas.

4. Pobre controle sobre acesso de usuários
A maioria das empresas operam uma hierarquia de níveis de segurança de dados, onde as informações vitais para o negócio é acessível em um ‘precisa saber’. Esta estratificação devem ser transferidos para a sua solução de nuvem de hospedagem. Em operação, o que significa que um anfitrião deve oferecer-lhe um serviço que pode ser dividido em áreas de armazenamento diferentes, acessados ​​através de senhas diferentes e conexões seguras. Esta questão é também aplicável no que respeita próprios funcionários da empresa de acolhimento nuvem. Se você usar um provedor para hospedar informações sensíveis ou altamente pessoal, tais como detalhes de contas financeiras, o acesso a esses dados precisam ser rigorosamente controlada. Não é aceitável, por exemplo, para qualquer pessoa na mesa da empresa ajuda a ser capaz de acessar o seu armazenamento na vontade. É recomendado que você perguntar sobre o anfitrião da política de acesso aos dados antes de contratar com eles, a fim de determinar quem será capaz de ver as suas informações.

5. Separação de dados inadequada
Quando você se inscrever para um serviço de nuvem de hospedagem é improvável que você será fornecido com um servidor completo para seu uso exclusivo! Em vez disso, o fornecedor irá criar recipientes virtuais dentro do servidor utilizando hypervisor software. O resultado é que o equipamento do fornecedor é utilizado por muitos clientes diferentes. Um problema de segurança surge quando essas fronteiras virtuais são eles próprios inseguro, ou corrompidos. Isso pode permitir que um hacker para ter acesso a toda a informação armazenada no servidor determinado, independentemente da origem do ataque. É essencial, portanto, que o método anfitrião nuvem compartimentação é até zero, e que há planos queda suficientes de volta no lugar para proteger a integridade de seus dados (e outros clientes) em caso de uma falha de segurança.

O advento da nuvem de hospedagem marca um divisor de águas no compartilhamento de internet de dados, um que oferece muitas oportunidades de profundas para os negócios online. É certo que os benefícios da nuvem de hospedagem superam os potenciais riscos de segurança, embora, como em qualquer serviço na internet, vale a pena entrar em qualquer acordo com os olhos abertos, e depois de tomar precauções razoáveis.

Um artigo foi escrito por Kate Willer. Eu gosto de redes sociais, o Google Android e psicologia. Minha ferramenta favorita para isso é Antimalware Doctore de malwareguide.net. Eu estou interessado em serviços de TI, upgrades de computador, reparação de computadores, aplicativos de computador diferentes. Adoro viajar e esqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s